O pergolado tem sido uma opção elegante, charmosa e funcional para a decor de ambientes externos.

Além de ser bonito, o pergolado proporciona uma área fresca, com sombra (se utilizado de plantas trepadeiras na estrutura) e serve como uma extensão de qualquer ambiente.

A seguir, listaremos alguns estilos e materiais ideais de pergolados para todos os tipos de projeto e preferências.

Funcionalidades

Os pergolados podem ser de extrema funcionalidade se elaborados de maneira correta para cada necessidade.

Os pergolados combinam muito bem com folhagem e plantas trepadeiras, que quando crescem por toda a sua estrutura, além de bonito, oferece sombra e frescor em uma área externa que seja muito ensolarada e sem árvores, por exemplo.

Há também a opção de pergolado com a inclusão de um painel de vidro em cima, ideal para áreas de lazer que podem ser aproveitadas até mesmo nos dias de chuva como, por exemplo, o ambiente da churrasqueira.

Principais materiais

O material utilizado para a confecção de um pergolado pode ser determinante no estilo de projeto que você pretende elaborar, por isso é importante estudar todas as combinações e componentes possíveis para montar uma linha de design a ser seguido, se pretende algo mais moderno, contemporâneo ou rústico.

A Madeira é o material mais utilizado para confecção de pergolados, isso porque sua estrutura e visual combinam muitíssimo bem com folhagens do jardim, ideal para quem vislumbra uma estrutura romântica e repleta de plantas trepadeiras.

Há também quem invista em um visual mais contemporâneo ao utilizar o Bambu como estrutura de um pergolado. Combina muito bem com folhagens finas e remete ao visual mais natural e orgânico.

O ACM tem ganhado destaque na fabricação de pergolados. Extremamente resistente a intempéries (inclusive altas temperaturas) esse material composto de alumínio e polietileno possui diversos padrões disponíveis, como madeiras, mármores, metais… E sua versatilidade pode ser utilizada em qualquer estilo de projeto.

Os pergolados são uma excelente opção para você que busca reformar o jardim ou valorizar a área externa da empresa ou residência, são inúmeras possibilidades que resultam em um visual incrível.

Para mais informações sobre tendências no design e arquitetura, acompanhe as redes sociais da Brasdoor.